Criar uma conexão SSH utilizando o Putty no Windows

Tentei reunir neste tutorial um pouco do que aprendi na internet sobre como configurar uma conexão SSH.

Então vamos lá.

Para realizar uma conexão SSH no Windows precisamos baixar o PuTTY e PuTTYgen na página de downloads do PuTTY.

Primeiro execute o puttygen.exe e você verá esta tela:

ssh_putty_1

Clique no botão Generate e gere sua chave movimentando o mouse de um lado para o outro (meio estranho isso né, coisas de Windows, :) )

 

ssh_putty_2

 

ssh_putty_3

Agora clique em Save private key e clique em Sim para salvar sua chave privada sem um passpharse.

 

ssh_putty_4

Agora execute o PuTTY e coloque seu endereço de conexão na seta indicada, seguindo a regra, usuario@endereco_IP_de_conexao e clique em Open. Faça login com sua senha.

Uma vez logado, crie o arquivo  ~/.ssh/authorized_keys . Obs: é muito importante você criar este arquivo com o usuário que vai fazer o login, por exemplo: se você pretende logar com o usuário “fulano” crie o arquivo authorized_keys com este usuário logado, pois se este arquivo pertencer a outro usuário não será possível realizar a conexão SSH.

criando o arquivo:

Copie sua chave public (public key) dentro de authorized_keys (utilizando o VIM ou o Nano) e certifique-se que está em apenas uma linha, sem quebras. Para carregar sua chave pública execute novamente o PuTTYgen e carregue a chave privada que você salvou anteriormente e copie a string que representa sua chave pública que aparece na caixa de diálogo abaixo.

ssh_putty_5

 

Agora vamos mudar as permissões do diretório .ssh e do arquivo authorized_keys

Isto é necessário pois para funcionar ninguém pode ter permissão de escrita na pasta .ssh e no arquivo authorized_keys além do próprio usuário. Os comandos chmod 755 ou chmod 700 para ambos também funcionariam.
Para saber mais sobre permissões de arquivo acesse o link http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Entendendo-as-permissoes-no-Linux

Agora edite o arquivo /etc/ssh/sshd_config e descomente a linha.

Reinicie o serviço SSH.

Agora feche sua conexão fechando a janela do PuTTY e abra-o novamente para finalmente podermos conectar utilizando nossa chave SSH.

Carregue a chave privada que você salvou anteriormente.

ssh_putty_6

Depois clique em Session coloque novamente o endereço de conexão, salve e clique em Open novamente e se tudo correu bem você estará conectado.

Se você receber a mensagem “Server refused our key“, tente seguir um dos passos abaixo:
http://www.mateuspaduaweb.com.br/conexao-ssh-parou-de-funcionar-em-ubuntu-com-a-mensagem-server-refused-our-key/

Obrigador por ler, :)

  • Claudio Magalhaes

    cara, já pensou em explicar os motivos das coisas, pq determinados erros acontecem, quais seriam as alternativas. só jogar informação na tela de maneira indiscriminada com apenas o titulo não ajuda muito